conceito

TÓIN é um projeto de dança realizado pela Muovere Cia. de Dança e dirigido para bebês de 0 a 03 anos e seus cuidadores.

O projeto é composto de duas atividades: espetáculo de dança e oficina. O espetáculo dedica-se à apreciação do brinquedo preferido dos bebês: dançar! Já a oficina visa a estimulação dos bebês pelos cuidadores, orientada pelos bailarinos.

Concepção & Direção Geral e Coreográfica
Jussara Miranda

Direção Artística
Diego Mac

Balarinos
Joana Amaral, Lauren Lautert, William Freitas e Denis Gosch

Trilha Sonora
Marcelo Delacroix e Beto Chedid

Produção
Joice Rossato via Aresta Cultural

Assistente de produção
Leticia Pinheiro, Francine Kliemann e Juliano Canal

Luminotécnica
Mauricio Moura

Figurinos
Antonio Rabadan

Projeto Pedagógico
Joana Amaral

Fotos
Luciane Ferreira
Cristina Lima
Stéfanie Telles
Jussara Miranda

Identidade Visual
Sandro Ka

Coordenação do blog Dança para Bebês
Diego Mac

Assessoria de Imprensa e Comunicação Digital
Bruna Paulin

Sobre a Muovere e o trabalho com bebês
Fundada em 1989, a Muovere Cia de Dança Contemporânea atua nas atividades de produção, fomento, formação e pesquisa em dança.

Em seu repertório constam 18 produções de espetáculos, 05 performances de rua, 05 projetos de inclusão social.

Entre os principais recebidos, constam:

  • PRÊMIO INCENTIVO A PRODUÇÃO CULTURAL/ IEACEN (02 edições)
  • PRÊMIO AÇORIANOS DE DANÇA/SMC (05 edições)
  • EM CENA BRASIL (02 edições)
  • PRÊMIO KLAUSS VIANNA
  • CIRCULAÇÃO FUNARTE
  • PRÊMIO INTERAÇÕES ESTÉTICAS (03 edições)
  • FUMPROARTE (03 edições).

O interesse por trabalhar com a dança e os bebês surgiu em 2008, por conta da pesquisa de dissertação da diretora Jussara Miranda, realizada nos campos das cidades de Sevilha e Granada/Espanha.

Com interesse em políticas públicas para grupos de dança em situação de trabalho, o estudo possibilitou verificar no Plano Estratégico para a Cultura de Andaluzia, ações dirigidas à pequena infância envolvendo grupos de dança. Através da observação deste processo, revelou-se a sua importância como catalizador e formador de públicos e o seu caráter transformador.

Ao identificar que não há no Rio Grande do Sul projeto desta natureza, a Muovere adotou a tarefa de atuar como mediadora entre a dança e os bebês.

Assim, desde 2009, a Muovere dedica-se ao estudo pormenorizado sobre o tema, culminando neste projeto inédito e inovador.

Anúncios

7 Comentários on “conceito”

  1. Fui no espetáculo hoje com as minhas duas filhas, de 11 meses e 3 anos. A de 3 anos ficou com um pouquinho de medo no inicio, por conta do som e das luzes diferentes. a menor. Ficou vidrada o espetáculo inteiro. Não chorou, mesmo estando com sono e na hora da sua sesta.
    achei os figurinos e a iluminação geniais, pois acho que os contrastes chamam muito a atenção delas. Gostei de tudo, da música, das coreografias. Tudo muito adequado. Se puder deixar apenas uma sugestão, como bailarina clássica por 20 anos, melhorar um pouquinho a técnica. Não compromete o espetáculo, mas pé esticado é sempre legal! Parabéns pelo lindo trabalho.

    • Tóin disse:

      Olá, Isabel! Que maravilha que vocês gostaram!!! Sempre nos perguntamos se as crianças não ficariam com medo no início, por conta do escuro e das luzes. Mas, afinal, o medo também faz parte desse universo, não é mesmo?!

      Sua sugestão sobre técnica e pés esticados é muito bem vinda. Contudo, vale considerar que o espetáculo não limita-se à técnica clássica de dança, e, sim, vale-se das múltiplas referências da dança, das várias e diferentes formas de dançar e de esticar o pé – tal como no mundo, tal como no universo dos bebês. 🙂

  2. Olá Isabel! Bem vindo o teu comentário!!! A idéia é que as crianças, principalmente bem bezinhos, interpretem a sua maneira todas as sensações. Por isto, TUDO é permitido… chorar, dormir e vidrar-se…brincar é fundamental!!!! Beijos querida, e quanto aos “pés esticados”, a sua contribuição é muito bem vinda!!!! Que bom ter bailarinas/ mamães na nossa audiência!!! Beijos!!!

  3. JUssanã de Paula Marques disse:

    Boa Tarde!
    Li na agenda do Teatro São Pedro que hoje é a última apresentação do espetáculo Tóin! A Cia tem agendado o mesmo espetáculo em outro teatro, em Porto Alegre? Somente hoje soube do espetáculo pelo jornal…

  4. Joseane Canabarro de Moraes disse:

    Acabamos de voltar da apresentação no São Pedro muito encantados, eu e meu filhote Benício! Foi sua primeira apresentação e com 10 meses fiquei surpreendida com a atenção dele na primeira parte, acompanhava tudo…movimentos, cores, música! Na oficininha ele já estava com um pouco de soninho mas mesmo assim adoramos!!!! Esperamos ir em breve em outra apresentação! Parabéns ao grupo Tóin!

    • Tóin disse:

      Oi, Joseane! Nossa, muito obrigado por esse comentário/feedback. Para nós é muito importante saber a impressão dos cuidadores e dos bebês! Nos vemos nas próximoas apresentações do Tóin!


Deixe seus comentários e opiniões para nós!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s