Quisera eu ter a sabedoria de uma criança

“Enquanto nós, adultos, brigamos e magoamos uns aos outros, as crianças fazem as pazes com o dedinho…
Enquanto nós, adultos, falamos palavrões, as crianças chamam umas as outras de “bobo”…
Enquanto nós, adultos, mentimos, as crianças falam a verdade…
Enquanto nós, adultos, pensamos pra falar, as crianças falam o que pensam…
Enquanto nós, adultos, não reparamos nas coisas a nossa volta, as crianças se surpreendem com coisas simples…
Enquanto nós, adultos, nos estressamos com o trabalho, as crianças discutem de quem é a vez de jogar a bola…
Enquanto nós, adultos, nos preocupamos com a bolsa de valores, as crianças se preocupam com o passarinho que caiu do ninho…
Enquanto nós, adultos, falam não, as crianças falam UAAUU…”

Talvez eu possa parecer repetitiva de um relato para o outro, mas quero voltar a fazer UAUUU.

Quero voltar a me preocupar com os passarinhos, voltar a brincar de bola, a me surpreender com as coisas simples, falar o que penso, falar a verdade, chamar as pessoas de “bobo” e – por que não? – a fazer as pazes com o dedinho.

Isto me faz lembrar um texto de Tony Fraga que gosto muito:

“Quisera eu…
Ter a sabedoria de uma criança;
Ter a humildade de uma criança;
Ter a força de uma criança;
Ter a garra de uma criança;
Ter a cosmovisão de uma criança;
Ter o amor de uma criança.
A sabedoria de uma criança é feita de simplicidade, não tenta complicar as coisas fáceis;
A humildade de uma criança é genuína, incorruptível, desprovida de interesse egoísta;
A força de uma criança é possante, é evolutiva, é motivadora;
A garra de uma criança é algo fascinante, sempre se põe de pé após cada queda sem preocupação se vai cair mais uma vez ou não;
A cosmovisão de uma criança é a visão ideal para um mundo ideal;
O amor de uma criança é o amor capaz de regenerar o mundo”.

E tem gente que ainda me pergunta: por que você gosta tanto de crianças, Jou?

Joana Amaral

One Comment on “Quisera eu ter a sabedoria de uma criança”

  1. Joana é assim, uma criança em forma de adulta. Tudo nela transborda! Percebe e “sente” a infância como se fosse hoje!


Deixe seus comentários e opiniões para nós!

